segunda-feira, 13 de abril de 2009

Atividade 10: Influência de outras culturas























































































































































































































A identidade capixaba teve início com o processo de colonização portuguesa do Brasil. Mas, apesar dos portugueses terem sido o os primeiros a começar o processo de identificação, sua influência não conseguiu ser total, pois a cultura portuguesa foi misturada com a indígena, africana, francesa, espanhola, e tantas outras que juntas formaram o que hoje pode-se definir como um identidade cultural capixaba. Em vista disto, não podemos dizer que possuímos uma identidade própria. Em nossa cidade, Linhares, ainda existem as bandas de congo em Regência, que é o tema de nosso debate sobre diversidade cultural local, que sofreu uma mistura de duas raças os negros e os índios, e que continuam passando sua herança cultural para os seus filhos.

Atividade 9: Determinismo biológico











Nesta atividade foi proposto que os alunos desenhassem uns aos outros.
Na atividade em que cada aluno desenhou o colega foi fácil identificar como que o determinismo biológico influencia na aparência dos alunos ,bem como a de seus pais e da sociedade como um todo. Os traços mais aparentes estão nos cabelos que resultam de uma mistura entre negros, brancos e indios, a cor da pele predominantemente escura, os olhos todos no tom castanho-escuro ou pretos,traços comum ao perfil da sociedade em que estão inseridos.Enfim, há uma mestiçagem muito abrangente entre esses indivíduos, que são resultado de uma transformação biológica sofrida durante a formação da sociedade vigente.








quarta-feira, 1 de abril de 2009

Atividade 8: O que é desenho? Cláudia Salezze Colodetti

O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte. Assim, podemos dizer que o desenho é um tipo de linguagem.

Atividade 3: Cláudia Salezze Colodetti

Os links sugeridos são interessantes e confirmam as leituras já feitas e debatidas em sala de aula auxiliando nossas atividades. E para acrescentar ao nosso conhecimento sugiro uma visita neste site que há uma enciclopédia de Artes visuais e vale a pena conferir.

Atividade 2: Cláudia Salezze Colodetti

Para trabalhar o desenho em sala de aula o professor deve primeiramente ter domínio do conteúdo para despertar a sensibilidade e a criatividade do aluno, além de ser claro das suas instruções. Dependendo do tipo de atividade pode-se utilizar vários tipos de materiais diferentes, pois a variedade de recursos materiais é uma das formas de motivar o aluno a desenhar.

Atividade 1: Cláudia Salezze Colodetti

A disciplina Seminário I será muito interessante pois, promoverá uma integração interdisciplinar, o que é muito utilizado nas escolas atualmente e que muitos profissionais da educação não sabem como utilizar, ou aqueles que adotaram a palavra "interdisciplinar" para o vocabulário e não sabem nem o que significa.